sábado, 12 de dezembro de 2009

CUIDADOS COM SEU CÃO E GATO

A Nutrição  é um assunto extenso e apaixonante, que merece consideração de todos os proprietários de animais.
Por isso, vamos apenas dar algumas dicas.
Em primeiro lugar todo animal deve ser levado a um Veterinário, onde ele indicará a melhor alimentação, remédios para vermes, vitaminas, etc

POSSO DAR COMIDA CASEIRA PRO MEU CACHORRO?
A alimentação oferecida deve ser apropriada ao tamanho, idade e atividade do cachorro. Tanto a ração como a comida caseira são permitidas, sendo o uso da ração a opção ideal, além de mais prática. A comida caseira pode ser mais trabalhosa de preparar que uma ração de excelente qualidade, pois para atender às exigências nutricionais do seu cachorro, é preciso elaborar uma refeição balanceada. Além disso, a comida caseira pode estragar mais facilmente se ficar muito tempo no comedouro exposta ao meio ambiente e, por ser mais "pastosa", predispor ao acúmulo de tártaro nos dentes e fezes mais moles.
O número de refeições varia de 3 vezes quando filhote até uma única vez, quando adulto, no entanto duas refeições são preferíveis após a fase de crescimento.

E O MAU HÁLITO?
Para prevenir o mau hálito é preciso cuidar dos dentes quando o cachorro ainda é novo. pois com o decorrer do tempo pode haver inflamações das gengivas, perda de dentes e até doenças graves. Os dentes devem ser escovados regularmente e para isso é preciso acostumar desde filhote. Alimentos mais duros e crocantes auxiliam na limpeza dos dentes, pois promovem atrito. Assim, a ração é o alimento mais indicado

E OS VERMES? COMO TRATAR?
A única maneira de prevenir vermes intestinais e verme do coração em seu cachorro é realizando um programa de vermifugação desde a época de filhote.


E MEU GATO, PODE COMER RAÇÃO DE CACHORRO?
Jamais faça isso. A composição das rações varia conforme a necessidade da espécie e o gato, em especial, precisa de elementos nutricionais como a taurina, que não está presente na ração de cachorros e é essencial na alimentação dele. A deficiência de taurina pode causar cegueira, crescimento lento, diminuição da eficiência reprodutiva e problemas neurológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário